Imagem capa - Como definir a cor dos vestidos das madrinhas por Mario Lima
Casamentos

Como definir a cor dos vestidos das madrinhas


Às vezes, para algumas noivas uma escolha que seria simples e fácil de ser tomada acaba trazendo algumas dúvidas durante o planejamento do casamento. Uma pergunta que vira e mexe tira o sono das noivas é "Como devo definir a cor dos vestidos das madrinhas?".



Antes de mais nada, ao escolher qual cor de vestido será usada no dia do casamento, a noiva deve levar em consideração que pode haver pessoas que preferem diferentes tons de cores e variados modelos de vestido. Elaborar um Dress Code para seu casamento é uma ótima saída para agradar a todos os gostos. Por exemplo, tem quem goste de tons mais escuros como o marinho e marsala, e tem quem prefira em tons como azul bebê ou rosa pastel. Por conta desses detalhes tão pessoais, vamos ajudá-la a definir uma cor e explorar várias opções de cores, modelos e estampas dos vestidos das madrinhas.



Cores e modelos de vestidos


Primeiro, defina a sua cor preferida e quais serão as variações da mesma. Depois de ter decidido as cores, é importante conversar com as madrinhas sobre os modelos de vestidos e como as tonalidades podem combinar com a noiva.


Você pode combinar a cor dos vestidos das madrinhas com a cor da sua maquiagem, com às cores do buquê e até mesmo com a da decoração! É essencial que haja um diálogo com cada madrinha, de preferência com todas juntas, para definir qual tom de cor e modelo de vestido ficará melhor em cada uma. 



vestido madrinhas


Cores fortes e estampas

Uma dica que acaba agradando muitas noivas e madrinhas é a mistura de cores e contrastes diferentes nos vestidos, além de mesclar estampa florida a desenho geométrico. Quando usada de maneira correta, esta escolha pode facilitar e deixar bem divertida a composição das madrinhas no altar e nas lentes dos fotógrafos. No entanto, esta opção de vestidos requer mais atenção para que haja certa coerência entre as cores, tons e estampas usadas pelas madrinhas. Consultar um personal stylist, de preferência especialista em casamentos, é uma boa opção para a noiva não correr o risco de suas madrinhas errarem nas escolhas.








Tom único nos vestidos

Apesar de não estar tão em alta aqui no Brasil, diferente do que manda a tradição norte-americana, por exemplo, a escolha de uma única cor de vestido das madrinhas é ideal para representar a ideia de coletividade. 


O tom único para o vestido de todas as madrinhas também remete a uma antiga tradição romana de despistar e confundir os espíritos ruins que foram atraídos pela felicidade gerada pela união de duas pessoas. O tom único, além de representar esta fidelidade das madrinhas à noiva, também é ótimo para que o grupo de amigas se destaque em relação aos outros convidados. 


Se você for uma noiva perfeccionista e tem o sonho de ver todas as madrinhas usarem mesma cor de vestido no dia do casamento, não se desespere! Há uma solução! A mais fácil e acessível é a noiva escolher a cor e o tecido do vestido das madrinhas e levá-los até uma costureira já com a medida prévia de todas as madrinhas. Ou melhor, fazer disso um dia divertido e marcar com todas para irem juntas tirar as medidas. Assim, além da noiva conseguir com que todas as madrinhas combine o vestido da mesma cor, vai criar um dia de descontração para todas as madrinhas se conhecerem!







Mas todas essas opções de cores e vestidos só me confundiram. E agora? 


Bom, assim como todas as escolhas realizadas durante a vida, para o vestido das madrinhas não será diferente. É necessário que a noiva se atente a alguns pontos positivos de cada escolha e definir:


Tom único: A padronização na cor remete à união das madrinhas à noiva, facilita para que os fotógrafos e videomakers possam harmonizar as suas capturas com o cenário e decoração e minimiza o risco de haver tons repetidos ou fora do que foi escolhido pela noiva.


No entanto, escolher um único tom de cor que agrade a todas pode ser um pouco difícil, além de existir a possibilidade de variações de tons dos vestidos, já que nem todos os tipos de tecidos possuem a mesma tonalidade de cor. O ideal, como dito acima, é que a noiva e as madrinhas comprem o mesmo tecido para que seja confeccionado um vestido exclusivo para cada um!



Variações de tons: Por ainda pertencer à mesma escala de cor, as variações dos tons nos vestidos das madrinhas, quando definidas com cuidado e atenção, é quase certeza de sucesso. Os diferentes tons da mesma cor também proporcionam uma bela composição para as fotos e os do casamento, além de manter certa elegância quando as combinações se encaixam. 


Para evitar os possíveis problemas com as escolhas dos modelos dos vestidos e das cores das madrinhas, como já foi dito acima, o ideal é que a noiva forme um grupo com as madrinhas e estabeleça um dress code para que o seu casamento saia como o planejado. Assim, todos estarão elegantes, independentemente das cores, no álbum do casamento.